terça-feira, 24 de maio de 2011

Enfermagem reitera as restrições à prescrição de medicamentos

Mais de 1.200 profissionais e estudantes de enfermagem participam da 8ª Semana de Enfermagem, que se encerra hoje, 20, em Belém, no Pará. O conselheiro federal Antônio Marcos, presente na oportunidade, disse que a pescrição de medicamentos é competência exclusiva dos médicos, mas frisou que a Lei Federal nº 7498/86 prevê que os enfermeiros podem prescrever medicamentos que integrem programas do Ministério da Saúde. "Existe esta regulamentação, que precisa ser seguida com cautela", frisou. Este cuidado também foi repassado pela fiscal do Coren-SP, Rendrica Chicol, que advertiu profissionais e estudantes para que sigam o protocolo e trabalhem de acordo com o que preceitua o programa do Ministério da Saúde. "Ainda tem profissionais que exercem esta função que é do médico. Dependendo do que ele prescrever, o profissional pode até responder eticamente", alertou.



Outro tema em debate é a jornada de trabalho. Antônio Marcos informou que há quatro anos tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho da categoria. "O profissional que trabalha em até três hospitais não prima pelo melhor tratamento ao paciente. Isso traz prejuízos tanto para o profissional quanto para o paciente", disse ele. Sobre a possibilidade de um salário base para os enfermeiros, o conselheiro disse que essa proposta não está em debate.



Ele também chamou a atenção para o trabalho dos Conselhos Regionais de Enfermagem e o Cofen sobre a proliferação de cursos técnicos em enfermagem e afirmou que estão em parceria com o Ministério da Educação para fiscalizar e validar esses cursos. "Existem muitos cursos que seguem a comercialização do ensino e não a qualidade. Estamos trabalhando em cima disso para fiscalizar", alertou.



O evento deverá acontecer em mais 17 municípios paraenses. A jornada de palestras e mesas-redondas começou no último dia 6 em Santarém, no Baixo Amazonas, e termina em 1º de julho, em Salinópolis, no nordeste paraense.


Fonte: COFEN

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps