terça-feira, 17 de maio de 2011

Internautas médicos convocam paralisação

Os efeitos colaterais da desastrada decisão da Secretaria de Direito Econômico (SDE) já se fazem sentir. Médicos internautas de todo o país estão trabalhando firme na organização do movimento nacional de resistência à exploração dos planos de saúde e contra a tentativas do governo federal, através da SDE, de revogar a lei Áurea. Ao tentar manietar as entidades médicas nacionais, a SDE desencadeou um sentimento de revolta que se disseminou, naturalmente, em todo o país. A pronta resposta de FENAM, CFM, AMB e várias entidades regionais estimulou o espírito de corpo da categoria. A constatação da injustiça e truculência da SDE funcionaram como um rastilho de pólvora que ameaça incendiar o espírito de luta dos médicos (já demonstrado no dia 07 de abril).


Já são quase 20.000 médicos internautas nos 27 estados da federação e no Distrito Federal que estão organizados em vários grupos dentro da rede social Facebook. É bom lembrar que analistas atribuíram boa parte do sucesso do movimento popular que derrubou o ditador do Egito Hosni Mubarak que  governou o país de 14 de outubro de 1981 a 11 de fevereiro de 2011, após 18 dias de intensos protestos e que nem a repressão armada conseguiu abater.


Os médicos encontraram seu canal de articulação direta nas mesmas redes sociais. Os Brasilienses saíram na frente e convocam uma paralisação dos médicos do DF que atendem planos de saúde para o dia 17 de junho com concentração no Memorial JK. Leia aqui (se você for usuário do Facebook).


Esta é a novíssima trincheira de luta dos médicos brasileiros contra a opressão e exploração dos planos de saúde. Opressão manifestada pela interferência na conduta médica em detrimento ao interesse dos pacientes. E exploração pelos baixíssimos valores pagos pelas consultas e procedimentos médicos.


Vamos juntos! Vamos expandir o movimento para nossos estados. A paralisação deve ser efetivamente nacional. Médicos e estudantes de medicina juntos na luta.


Pela dignidade no exercício da profissão médica!

6 comentários:

  1. Edna Maria Trindade de Araujo17 de maio de 2011 17:09

    Medicina é serviço essencial. Todo ser humano precisa de um médico para nascer e para morrer e principalmente para viver.
    Também está sendo gestado no Congresso a nossa impossibilidade de eleger os políticos. Se com nosso aval é uma corja, imagine só com a decisão deles. Estejamos atentos.

    ResponderExcluir
  2. José Luiz Mestrinho17 de maio de 2011 19:21

    O Ministro da Justiça e a Secretária de Direito Econômico abriram um canal de indignação entre nós médicos. A expectativa é que termine numa corrente pra frente, nunca antes vista. Estamos perdendo o complexo de "bonzinhos" em prol da nossa respeitabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Waldir Cardoso, excelente artigo - vou distribuir por aí. abraço Sérgio Pitaki Curitiba

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Sérgio. Dê notícias de Curitiba de vez em quando. Abs.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo comentário. Sem duvidas excelente.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Nilsomar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps