terça-feira, 21 de junho de 2011

Médico residente ganha direito a repouso após plantão noturno

Médicos residentes ganham direito arepouso. É o que determina a Portaria daComissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 17 de junho. O período de descanso seráobrigatório para os profissionais que fizerem plantões noturnos.


Para ter direito ao benefício, o residente deve cumprir uma jornada noturna de no mínimo 12 horas. Orepouso será de seis horas e deve iniciar imediatamente após o período da atividade. De acordo com a nova norma, não será permitido o acumula das horas de folga.



Além de reconhecer o desgaste físico e psíquico do médico residente decorrente do treinamento em serviço desenvolvido em plantão, a proposta também levou em consideração às evidências científicas nacionais e internacionais que destacam o estresse sofrido pelos médicos residentes durante o treinamento em serviço nos plantões e suas conseqüências.


Leia a íntegra a Portaria da CNRM.


Fonte: ANMR

Um comentário:

  1. O descanço pós-plantão necessita ser cobrado de quem contrata o profissional residente. O seu trabalho é de aprendizado. Por isso um colega com qualificação deve ser o orientador sempre dos jovens em fase de formação. Residente de plantão para tomar decisões sem supervisão, "Não".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps