sexta-feira, 17 de junho de 2011

Netiqueta

Netiqueta é um conjunto de regras a serem observadas nas diversas ferramentas de comunicação que a Internet oferece. Não são oficiais, isto é, não estão documentadas em algum lugar. É uma compilação de normas escritas e expandidas pelos próprios usuários da Internet a fim de evitar mal-entendidos em comunicações via internet.

Deste conjunto de normas de conduta online, podemos destacar algumas:
• Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!

• Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de_sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.

• Evite ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero;, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar pra que esses emoticons sejam carregados e à irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoções, e não palavras, procure usá-los fora das mensagens escritas.

• Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, remova os e-mails presentes, das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatários no campo "CCO” em vez do campo "Para". Este campo esconde os endereços dos destinatários. Todos irão receber, mas ninguém além de você saberá quem mais recebeu a sua mensagem. Ao não fazer o recomendado acima, você está contribuindo para o spam com e-mails dos seus próprios conhecidos. Os endereços de e-mail acumulados serão "pescados" quer por parte dos destinatários quer por empresas especificas existentes na Net cuja função é acumular contatos de e-mail para envio de propaganda não solicitada.

• A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.

• Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas.

• É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.

• Procure responder a todas as mensagens pessoais. Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem. Mas não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando.

• É possível criar o que se chama "assinatura" para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome completo, empresa, cargo, referências de trabalhos on-line, frases. Não exagere! Essa assinatura deve se restringir a no máximo 4 (quatro) linhas.


Fonte: Falha imperdoável. Esqueci de guardar a fonte. Registro com um pedido de desculpas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps