segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vereadores que votaram o PL de criação de Fumódromos em Belém

Na Sessão da Câmara Municipal de Belém no dia 06 de junho de 2011, onde passou o PL da Vereadora Tereza Coimbra a qual defende a criação de fumódromos nos estabelecimentos. Esta Lei derruba a Lei Municipal 8.713 de 20 de setembro de 2009 do Vereador Carlos Augusto e em vigor na Capital e que foi elaborada de acordo com as orientações da OMS atendendo ao que preconiza a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco - Tratado Internacional de Saúde Pública (Ambientes 100% livre de fumaça de Tabaco). Em negrito votos contra a saúde.


Lista dos Vereadores e seu voto e partido: Abel Loureiro - DEM - Votou SIM ( MÉDICO) Adalberto Aguiar - PT- SIM Ademir Andrade - PSB - Ausente Alfredo Costa - PT- SIM Amauri Souza - PT SIM Bispo Rocha - NÃO Antõnio Vinagre - PTB SIM ( Médico) SCAF - Ausente Augusto Pantoja -PPS SIM Carlos Augusto DEM NÃO Evaldo Rosa PPS NÃO Fernando Dourado DEM NÃO ( Médico) Gervázio Morgado PR Ausente Henrique Soares PMDB AUSENTE Iran Marcos AUSENTE Luiz Pereira Ausente Marquinhos PT SIM Miguel Rodrigues NÃO Mário Correa Ausente. ( Médico) Nadir Neves Ausente Neemias Valentim NÃO Nonato Filgueira PV SIM Orlando Reis PV SIM Otávio Pinheiro - Ausente Pastor Paulo Queiróz NÃO Pio Neto PTB SIM Raimundo Castro PTB SIM ( Médico urologista) Raul Batista NÃO Rildo Pessoa Ausente Said Xerfan PP SIM Tereza Coimbra PDT SIM Vandik Lima SIM (EX JOGADOR DE FUTEBOL) Vanessa Vasconcelos NÃO Walter Arbage SIM Wanderlan Quaresma Ausente ( médico)


Fonte: Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo

6 comentários:

  1. Pelo que entendi o Augusto votou contra a saúde? Que coisa triste de saber...

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Waldir Cardoso,

    A questão da Saúde não deve passar apenas pela proibição, mas acima de tudo pela prevenção e cuidado. Ou seja, no lugar de proibir os fumantes, que devem ser considerados como doentes, pois são viciados no tabaco, o Estado deve - para além da promoção de campanhas de sensibilização - disponibilizar o tratamento anti-tabagismo publicamente. Isto sem dúvidas terá um custo menor do que um tratamento de câncer de pulmão.

    ResponderExcluir
  3. Sim, lamentável...

    ResponderExcluir
  4. Camarada, as campanhas de sensibilização deram tanto certo que hoje os fumantes são verdadeiros párias. Podem ser comparados aos leprosos do início do século passado.

    Devemos apoiá-los, inclusive, psicologicamente.

    Outrossim, devemos trabalhar para restringir os locais públicos onde o tabaco pode ser praticado. Daí a importância das leis anti-fumo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Não creio que haja o vício no tabaco . Creio ,sim que haja um hábito criado na década de 40 quando as industrias do cigarro patrocinaram a indústria do cinema e tirou os Estados unidos da falência econômica com a quebra da bolsa ....
    Daí em diante tornou-se ''in'' fumar. todos os grandes atores não faziam uma cena se não tivessem um cigarro na boca . O glamour era a atriz com sua piteira enorme ,fumando. Macho era o ator que fumava , falava com um cigarro na boca e ainda soltava fumaça pelo nariz. Isto era ser famoso . Isto era ter status quo.
    Então a população por imitação ,como usar chapéu. Passou a fumar compulsivamente para parecer com os atores . E hoje o mesmo País que promove o que não presta e vende para os ''TERCEIRO-MUNDISTAS '' as idéias ,os produtos e as armas para os inimigos guerriarem. Assim como houve o tempo em que ARROZ dava câncer nos japoneses. ''O TABACO VAI SER A CAUSA DO BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO''.Vocês lembram dos estojos de ''primeiros socorros que eram obrigatórios nos automóveis . Sob pena de prisão perpétua. E que era vendido nas esquinas por R5,00 e que não servia para NADAAA. Agora a moda é a contaminação do mundo pelo jaleco branco dos médicos. E se fossem pretos ,poderia. E as roupas comuns que se usam nos hospitais não contaminam? O jaleco branco pelo menos tem que ser lavado todos os dias . Os paletós a cada 5 anos. Tomara que acabe logo este ''IBOPE'' do jaleco branco. e surja outro assunto ...por falta de assunto...

    ResponderExcluir
  6. Kleber, mas que o cigarro faz mal, faz. No mais, concordo com vc. Inclusive que não é um vício.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps