quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Médicos já tem autonomia para desligar-se do CNES

As entidades médicas nacionais lutaram durante alguns anos para que o governo providenciasse uma forma de os médicos poderem garantir o seu desligamento de empregos registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Já é esquisito nos cadastrarmos  como "estabelecimentos de saúde". Mas enfim, esta é a exigência.


Durante anos, maus prefeitos mantinham nossos nomes no CNES mesmo após termos saído do emprego em equipes de saúde da família. Mantinham o nome do médico para não perder os recursos financeiros oriundos do Ministério da Saúde. Recentemente, com a exigência de que os médicos tenham no máximo 5 vínculos no CNES, a bomba estourou. A mídia chegou a estampar nome de médicos que tinham 9, 10 vínculos diferentes. Na verdade eram registros de empregos que estes médicos tinham saído há tempos. O que, inicialmente, parecia ruim para a categoria  (limitação de registros) mostrou-se altamente positivo.


As entidades médicas pressionaram o Ministério da Saúde demonstrando a prática generalizada por parte das prefeituras de "esquecer" de retirar o nome no médico do CNES. Exigimos que o próprio médico tivesse a autonomia para fazer isto sem precisar de burocracia. Pela internet. Conseguimos! O Ministério da Saúde aquiesceu e viabilizou a ferramenta.


Para sair do CNES basta o médico ir até o site do CNES no DATASUS, clicar na aba "CONSULTAS" e, em seguida, clicar em "solicitação de desligamento pelo profissional" e seguir as instruções. Um e-mail será encaminhado para o endereço fornecido pelo médico com um link para confirmar o desligamento. Confirme e pronto. Está feito! Simples. Bastava querer fazer. Experimente AQUI.

8 comentários:

  1. [...] Blog do Waldir Cardoso CompartilheShareEmailPrintFacebookTwitterDiggLinkedInStumbleUponRedditLike this:LikeBe the first to [...]

    ResponderExcluir
  2. Alguns Hospitais estão afirmando que o desligamento do CNES impede o médico de internar pacientes de operadoras e particulares no Hospital. Isso tem algum fundamento?

    ResponderExcluir
  3. Creio que sim. O CNES serve para controlar o número de vínculos do profissional.

    ResponderExcluir
  4. Sou medico e no momento o CNES esta me causando alguns problemas. Trabalhei ate 31.01.13 em posto de saude no interior do RS. O municipio onde trabalhei esta desde entao com a senha CNES bloqueada e nao consgue fazer o desligamento, passei em uma bolsa federal o provab, porem para ser considerado apto a bolsa nao posso ter cadastro ativo no CNES, e o prazo é ate a proxima semana 26.02.13. O que devo fazer ? Fiz meu desligamento via sistema mas o gestor municipal nao consegue me excluir pois sua senha esta bloqueada. Liguei q brasilia muitas vezes e ninguem consegue resolver , a ferramenta se tornou obsoleta nesta situacao. O que faço? Mandado de seeguranca? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Antes do mandado de segurança tente falar direto na Secretaria de Gestão do Trabalho, no Ministério da Saúde. Eles são responsáveis pela saída do CNES e pelo PROVAB. Ligue: (61) 3315-2224 ou 3315-2248. Se o funcionário te enrolar ameace que vai falar diretamente com o Dr. Mozart Sales (que é o Secretário). Se não funcionar mande um e-mail para ele: mozart.sales@saude.gov.br
    Se nada disso funcionar, me retorna. Abs. Ah! Preciso de informações sobre como está funcionando este PROVAB.

    ResponderExcluir
  6. Caro colega, fiz as ligações para Brasilia nos numeros citados acima, mas a enrolação persistiu e a tranferencia de ligação para outros setores também, tentei contato com o Dr Mozart Sales, sem resposta, recebi hoje pela manha email do CNES do RS me informando o seguinte: A solicitação de desligamento do profissional disponivel no site CNES serve APENAS para o gestor receber email automatico do DATASUS com a solicitação de desligamento, não desliga o profissional. O desligamento deve ser efetuado na base local (programa) do municipio e enviado para o DATASUS via modulo transmissor. Problema com senha, o gestor municipal deve entrar em contato com o DATASUS (021)3985-7288\5819.

    Porém sabemos que o gestor municipal nem consegue abrir o sistema pois a senha esta bloqueada e segundo a prefeitura Municipal onde o problema esta ocorrendo o referido numero esta ocupado, ou ninguem atende, confirmei isso em inumeras tentativas. Ou seja aparentemente a ferramenta de desligamento pelo profissional medico nao assegura o desligamento pois qualquer outro impedimento de sistema bloqueia tudo.

    Obrigado pelas orientações

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelas orientações.

    ResponderExcluir
  8. O que significa o cadastro do CNES ativo em 2 estados diferentes? Isso pode causar problemas no meu crm?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps