sábado, 10 de setembro de 2011

Imhotep, o verdadeiro pai da medicina

O colega Elvio Armando Tuoto é medico do Paraná e tem um blog dedicado à história da medicina. Em fevereiro escreveu um post sobre Imhotep, médico egipcio que viveu no Egito entre 2667 a.C - 2648 a.C. É considerado por muitos o verdadeiro pai da medicina. Como era africano, perdeu o título para hipócrates. Leiam um pouco aqui e depois o post completo no blog do Armando.


"Imhotep foi venerado como deus e médico no período aproximado de 2850 a.C. a 525 a.C., e como uma dividindade plena de 525 a.C a 550 d.C. Imhotep viveu durante a Terceira Dinastia, na corte do faraó Zoser (ou Djoser), desempenhando as funções de escriba, vizir, sacerdote, arquiteto, filósofo, poeta, astrônomo e mago (a medicina e a magia eram praticadas em conjunto). Durante 3.000 anos foi venerado como divindade na Grécia e em Roma. Os primeiros cristãos o exaltavam como o <Príncipe da Paz>.


Em Mênfis, onde Imhotep viveu, havia um templo dedicado especialmente à cura de doenças oftálmicas. Quando os egípcios cruzaram o Mediterrâneo, propiciando a fundação da cultura grega, os ensinamentos de Imhotep foram absorvidos pelos helênicos. Os gregos o chamavam de <Imouthes> e reconheceram nele atributos do seu deus da medicina, Asclépio. Os templos gregos em homenagem a Imhotep tornaram-se centros de ensino da ciência médica. A veneração a Imhotep teria perdurado, segundo algumas fontes, até a invasão do norte da África pelos árabes no século 7 d.C..


Imhotep foi relegado ao esquecimento pelos gregos durante muitos séculos até surgir, 2.000 anos depois do egípcio, a figura lendária de Hipócrates, o qual ficou conhecido como o <Pai da Medicina>. Sir William Osler (1849-1919), uma das maiores personalidades da medicina moderna, considerava Imhotep o verdadeiro Pai da Medicina. Imhotep diagnosticou e tratou mais de 200 doenças, 15 enfermidades abdominais, 11 da bexiga, 10 do reto, 29 dos olhos e 18 da pele, cabelo, unhas e língua. Extraia medicamentos a partir de ervas. Tratava tuberculose, litíase biliar, apendicite, gota e artrite. Também realizava cirurgias e procedimentos odontológicos. Imhotep conhecia a posição e a função dos órgãos vitais e também conhecia a circulação sangüínea. Nas pinturas egípcias, Imhotep geralmente é representado sentado segurando um bastão (cajado) com a mão direita, simbolizando seu poder e uma Ankth ou Crux Ansata na mão esquerda, a qual é a Chave do Nilo, um símbolo da vida." CONTINUA.


Fonte: História da Medicina by Elvio A. Tuoto

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps