segunda-feira, 17 de outubro de 2011

18 de outubro: médicos revelam o que gostariam de ganhar no seu dia

18 de outubro é a data em que se comemora o Dia do Médico. Com o objetivo de ouvir os anseios dos médicos brasileiros, a FENAM TV entrevistou profissionais do setor público e privado para questiona-los sobre o que desejam em suas carreiras. Afinal, o que o médico gostaria de ganhar no dia 18 de outubro? Melhores condições de trabalho foi o item mais apontado durante a entrevista.

“Sofremos com a carência de muitas coisas que poderiam dar mais prazer ao trabalho, dar maiores resultados, mais satisfação e poderíamos trabalhar com mais tranquilidade”, destacou a médica intensivista, Clésia Carla Rocha, que atua em um dos maiores hospitais da rede pública de Brasília.

“A falta de materiais básicos e medicamentos para atender aos pacientes é angustiante”, completou o clínico Paulo César Restivo, que também atua no Sistema Único de Saúde.

As precariedades e a falta de condição de trabalho dos médicos são lutas antigas da Federação Nacional dos Médicos, que no próximo dia 25 de outubro, lidera, junto com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira, uma mobilização nacional dos médicos contra as más condições de assistência e a baixa remuneração dos profissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

No setor privado, também alvo de reclamações dos médicos entrevistados, a FENAM ressalta a importância da união dos médicos nas mobilizações contra os honorários pagos aos profissionais pelas operadoras de planos de saúde. Só este ano, ocorreram duas paralisações nacionais, uma em 7 de abril e outra em 21 de setembro. Os eventos trouxeram avanços nas remunerações médicas de diversos estados e abriram as portas para as negociações coletivas com as administradoras dos planos de saúde.

Mas para o presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, o movimento médico ainda encara outros desafios que devem ser lembrados no dia 18 de outubro. “Estamos lutando pela aprovação dos projetos de lei que tramitam nas casas do Congresso Nacional, em especial ao que dispõe sobre o salário mínimo do médico e pelo que regulamenta a profissão médica”, destacou o dirigente.


Fonte: FENAM

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps