quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Médicos Residentes comemoram: MP 536 publicada traz vitórias

Os residentes tem muito a comemorar com a publicação no Diário Oficial da União a Medida Provisória 536. Agora o reajuste está assegurado. Mais do que isso, importantes mudanças buscadas durante o ano corrente garantiram diversas conquistas para os médicos residentes de todo o país.


Em primeiro lugar, conseguimos garantir a alimentação e moradia para todos os residentes. Essa conquista, perdida com a publicação da MP 521, foi reassegurada após intensa luta. Além disso, agora a ANMR e todos os residentes devem lutar pela regulamentação desse direito para todos os residentes do país.


Outra importante conquista foi o mecanismo que torna a bolsa um rendimento não tributável para fins de imposto de renda. A bolsa dos médicos residentes era a única de pós-graduação que pagava ainda o IR. Agora não paga mais.


A criação do mecanismo de reajuste anual é uma vitória para uma categoria que sempre necessitou recorrer ao movimento de paralisação grevista para conseguir reajustes no valor da bolsa. O Grupo de Trabalho, formado pela ANMR e pelas fontes pagadores das bolsas de Residência Médica, poderá acabar com a necessidade de movimentos de greve, os quais prejudicam a formação dos médicos residentes e os pacientes que dependem dos seus cuidados de saúde.


Por fim, é com grande alegria que comemoramos uma conquista iniciada com a greve do ano passado, mas que, apesar do trabalho e da luta envolvida, acarretou grande satisfação com o resultado alcançado. Sabemos que ainda outros importantes desafios nos esperam. Convidamos a todos para o COBEM, local onde acontecerá a plenária da CNMR de novembro. Venham todos participar com a diretoria da ANMR das próximas conquistas.


Fonte: Assessoria ANMR

Um comentário:

  1. Nossos colegas residentes precisavam dessa vitória. Parabéns para todos que de forma direta ou indiretamente contribuíram para o alcance dessa conquista. A união faz a força e favorece as vitorias.
    Magnolia Rocha/RR

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps