domingo, 4 de dezembro de 2011

Diretor do SINDMEPA assume coordenação regional do DIEESE

O colega João Fonseca Gouveia, diretor do Sindicato dos Médicos do Pará, foi eleito para ocupar o cargo de coordenador geral do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) do Pará. A escolha aconteceu em novembro, durante reuniao do DIEESE, que é uma instituição de pesquisa, assessoria e educação do movimento sindical brasileiro.


"É muito importante assumir essa coordenadoria, porque precisamos nos apropriar de dados econômicos para desenvolver melhor nosso trabalho. Poderemos checar se as verbas públicas estão sendo bem empregadas na área da saúde. É válido que os médicos saibam o que acontece na economia de um modo geral", declarou Gouveia.

Ele também explica que o DIEESE regional é diferente dos outros estados, pois agrega todas as sete centrais sindicais do Pará.

"Através da instituição, conseguimos fazer um trabalho de luta do movimento sindical, conseguimos reunir todos os representantes e encaminhar as demandas econômicas e políticas. Hoje o Sindmepa é referência na área da saúde. Alcançamos essa conquista com a credibilidade que passamos", ressaltou.

João Fonseca Gouveia trabalha com clínica geral, dermatologia e medicina do trabalho. Atualmente, é diretor administrativo do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), é membro do Conselho Estadual de Saúde onde faz parte da Comissão de Assuntos Orçamentários e Financeiros.

A fundação do escritório regional do Dieese no Pará ocorreu em 30 de março de 1986, durante assembleia geral nacional de sócios do departamento. A primeira direção regional foi composta por FTICCMPA (Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário), pela Fetipa (Federação dos Trabalhadores das Indústrias) e pelo STI Gráficas. Como suplentes ficaram Sindecon (Sindicato dos Economistas), STI Metalúrgicos e Sindicato dos Médicos.


O Dieese Pará tem grande reconhecimento da sociedade local. Em razão disso, além da assessoria às entidades sindicais sócias, o órgão representa os trabalhadores em vários fóruns, entre eles: Conselho Municipal de Transporte de Belém, Fórum para Erradicação do Trabalho Infantil, Fórum para erradicação do Trabalho Escravo e Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará.


Fonte: FENAM e SINDMEPA


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps