quarta-feira, 7 de março de 2012

Comissão de Direitos Humanos visitas hospitais de emergência

Participei hoje de reunião na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em Brasília. A reunião teve por objetivo dar continuidade nas inspeções em Hospitais de Emergência iniciadas no segundo semestre de 2011 comandadas pelo Grupo de Trabalho de Emergências Hospitalares da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.


O Deputado Federal Arnaldo Jordy abriu a reunião explicando que a demora na retomada das atividades deveu-se à indefinição na composição das Comissões Permanentes da Câmara que só nesta semana estão sendo constituídas. Informou a disposição da Comissão de Direitos Humanos de dar prosseguimento nas inspeções tendo como objetivo a elaboração de um documento final que possa ser chancelado pelas entidades e instituições participantes e apresentado às autoridades como Presidente da Câmara, Ministro da Saúde, Procurador Geral do Ministério Público, Presidente do STF. O Deputado Domingos Dutra, novo presidente da Comissão manifestou o apoio à iniciativa assegurando que toda a estrutura necessária será providenciada.


Durante a reunião ficaram pre-agendadas as próximas visitas aos estados, selecionados no ano passado, sendo que o calendário definitivo dependerá da agenda dos deputados da comissão. Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia já foram investigados. Ainda faltam seis hospitais em outras regiões. A meta é terminar o roteiro até maio e realizar uma audiência pública para expor o diagnóstico das urgências e emergências do país. As entidades médicas participam da atividade oferecendo apoio técnico e acompanhando as visitas "in loco". Conselhos Regionais de Medicina, através das Comissões de Fiscalização, são responsáveis pela elaboração dos documentos finais das inspeções.


Confira as visitas realizadas nos estados da Bahia Rio de Janeiro e São Paulo. 


Um comentário:

  1. Muito boa a proposta desta comissão pois a Atenção Básica, não só ela, esta totalmente abandonada pela gestão publica necessitando urgente de estratégias que implementem a execução dos programas acompanhado de eficiente e eficaz controle das ações traçadas/pactuadas com a devida avaliação dos resultados/indicadores encontrados afim de redimencionar a programacao anual dos municiipios e assim beneficiar adequadente a população que depende deste atendimento

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps