quinta-feira, 15 de março de 2012

Mafalda completa 50 anos

Mafalda comemora, hoje, quinta-feira,  o seu 50 º aniversário da criação dos desenhos às tiras e os seus fãs celebram-na em todo o mundo através das redes sociais. Em 15 de março de 1962, Joaquin Salvador Lavado, mais conhecido como "Quino", criou a personagem para publicitar uma marca de eletro-domésticos.


Mas nunca essa imagem ‘publicitária’ de Mafalda viu a luz. Dois anos mais tarde, "Quino" usou a menina como o protagonista da sua história em quadrinhos.


A primeira publicação foi em 29 de setembro de 1964, no jornal Primera Plana. Aquela é a data de nascimento do seu autor, "Quino", e não da Mafalda. "Na vida real eu nasci em 15 de março de 1962".


Desde a primeira publicação em 1964 até a sua partida quase dez anos depois, em 1973, Mafalda acumulou 1.928 tiras em quadrinhos.


Eles acompanham um elenco de personagens infantis, que representam as diferentes qualidades da sociedade dos anos sessenta do século passado. A Suzie conservadora, o distraido do Felipe, o empresário Manolito, por vezes, muito áspero, o Guille, um ditador no poder.


Preocupações globais e políticas ambientais da pequena Mafalda eram o foco das charges de Quino. As suas frases e piadas com um olhar crítico sobre questões como a desigualdade social ou guerra, continuam actuais hoje. Parabéns, Mafalda!


Fonte: Rádio Moçambique   

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps