sábado, 31 de março de 2012

V Fórum Ibero Americano de Entidades Médicas foi realizado em Florianópolis

Tive oportunidade de participar, juntamente com representantes de entidades médicas de 17 países da América Latina, Caribe e Europa  do V Fórum Ibero-Americano de Entidades Médicas (FIEM) realizado no período de 28 a 30 de março, em Floriamópolis (SC) O evento é promovido pela Confederação Médica Latino-americana e do Caribe (Confemel) e por entidades médicas da Espanha (Colégio Médico da Espanha) e Portugal (Ordem dos Médicos de Portugal. Diferente das edições anteriores realizados, respectivamente, em Madri, Toledo, Buenos Aires e Córdoba. Este V FIEM contou com a participação de mais de 100 médicos conferindo grande representatividade política para a iniciativa.


Em debate temas como a migração de profissionais, a revalidação dos diplomas obtidos no exterior e a montagem de um cadastro único com todos os médicos que atuam na América Latina e Caribe que ficará sob responsabilidades das entidades locais e poderá ser consultado em casos de migração.


Outros temas discutidos foram problemas reais para o cotidiano dos médicos e dos pacientes como a falta de condições de trabalho nas unidades de atendimento, a violência e os abusos aos quais os profissionais estão vulneráveis e a aposentadoria da categoria. Sobre a situação da violência chamou atenção a grave situação dos profissionais de saúde que trabalham no norte do México, frequentemente, vítimas de sequestros e assassinatos. Nota específica cobrando providências das autoridades foi aprovada. 


Situação gravíssima foi revelada pelos colegas da Bolívia. Naquele país proliferam faculdades de medicina "caça níquel" sem a menor condição de funcionamento. Ao mesmo tempo o governo Evo Morales destituiu as funções do Colégio Médico para registro dos médicos e desobrigou a categoria de contribuir para a entidade, asfixiando-a financeiramente.


Após os dos debates a plenária final aprovou, por unanimidade, a "Declaração de Florianópolis", documento intensamente discutido e que expressa as preocupações e posição dos 17 países participantes do V FIEM.


 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps