domingo, 20 de maio de 2012

O Festim de Baltazar

Rembrandt van Rijn (1606-1669) pode ser considerado o maior artista da escola holandesa (algo sempre controverso quando lembramos de Vermeer, Van Gogh, Bosh, Rubens e Franz Hals). Mestre em todos os gêneros, suas melhores obras são seus auto retratos que apresentam um registro sem paralelo do seu desenvolvimento.  Um destes auto-retrato está no MASP (confira). Rembrandt foi o primeiro artista a trabalhar para o mercado em geral e não para patronos específicos. Suas gravuras e quadros alcançaram altos preços em toda a Europa. A morte de sua esposa, Saskia van Uvlenburgh, em 1642, e a má administração de seus negócios lhe trouxeram graves problemas financeiros na velhice e Rembrandt morreu na miséria.


Rembrandt sempre foi um artista controvertido e de difícil aceitação. Teve muito sucesso no início da carreira. Fundou um estúdio e teve muitos aprendizes trabalhando e aprendendo com ele. Com o passar do tempo, afastou-se da corrente principal da arte holandesa  e passou a pintar por prazer. Nem seu trabalho posterior nem seu estilo de vida obtiveram aprovação à sua época. Sua vida também foi marcada por tragédias.


O Festim de Baltazar é uma obra da juventude e conta a história de Baltasar, rei da Babilônia. No auge da festa, quando o rei brindava aos reis pagãos, uma mão misteriosa escreveu uma mensagem na parede do palácio, predizendo a queda de Baltasar (Daniel 5). Aterrorizado por essa visão sobrenatural, Baltasar derramou um cálice de vinho. Os comensais espantados recuam, atônitos; suas expressões refletem o horror que sente o rei. A travessa de ouro e prata é um bom exemplo do artesanato holandês da época. Rembrandt esforçou-se ao máximo para reproduzir uma inscrição autêntica. Para tanto, consultou o estudioso judeu Samuel Menasseh ben Israel.


Duas grandes influências que Rembrandt recebeu são visíveis neste trabalho. De Caravaggio ele herdou a preocupação com o claro-escuro e pelo escorço. De Peter Paul Rubens absorveu o interesse por temas bíblicos mais dramáticos e pelas possibilidades expressivas das mãos. Nesta tela, o trabalho de Rembrandt é notável pelo seu dramático chiaroscuro. O rosto do rei dramaticamente iluminado contra um fundo escuro é típico do artista. Note que Rembrandt tentou captar a fração de segundo em que o vinho derramou manchando a manga da mulher. Fascinado pelas texturas, Rembrandt conseguiu pintar com maestria a mais difícil de todas: a pele do rosto humano, em especial a dos velhos.


O Festim de Baltazar é uma das grandes obras de Rembrandt. É um óleo sobre tela, foi pintada em 1636, e pode ser contemplada na National Gallery, em Londres. Um prazer que já tive o privilégio de desfrutar em companhia de meu bando.


Fonte: Para entender a arte. Editora Ática, 1996.       

3 comentários:

  1. Achei excelente a iniciativa de postar obras maravilhosas e comentá-las, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Meu hobby. Compartilhe. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Não se preocupe Mais para o seu pedido de empréstimo, porque você está em menos de 48 horas para se beneficiar do seu empréstimo ...



    Eu sou uma financeira.
    Eu sou um emprestador de certificado, registrado e legítimo credor. Eu gostaria de chamar a sua atenção que eu posso fazer-lhe um empréstimo, a saber: 20.000 € a 50.000.000 € de reembolsáveis ao longo de dois anos, ou 20 anos (discutir) a uma taxa de juros de 2% ao ano. Você precisa fazer um empréstimo, observe as áreas em que eu possa ajudá-lo:
    * Contexto
    * real estate empréstimos
    * Empréstimos de investimento
    * Empréstimo automóvel
    * dívida de Consolidação
    * empréstimos pessoais você está preso proíbe banco e você não tem o favor dos bancos ou melhor tem um projecto e necessidade de financiamento, um mau arquivo de crédito ou precisa de dinheiro para pagar facturas, fundo a investir na empresa. Então, se você precisa de um empréstimo, não hesite em contactar-me para mais informações sobre minha condição.
    Por favor, escreva diretamente para mim pelo meu e-mail:

    moscat.luciana@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps