sexta-feira, 1 de junho de 2012

Aposentadoria especial aos 25 anos para garçons

Foi aprovado ontem pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado, o PLS 652/2011, que assegura aposentadoria especial a garçons após 25 anos de trabalho. O projeto, de Gim Argello (PTB-DF), entende que as condições sob as quais trabalham os garçons são prejudiciais à saúde. Além de garçons, o projeto beneficia trabalhadores que atuem nas funções de maître, cozinheiro de bar ou de restaurante e confeiteiro. O projeto segue agora para votação em Plenário.


Achei muito interessante a proposta porque ela reforça que profissionais de saúde que trabalham em condições insalubres ou de risco sanitário. Pensem em uma equipe de UTI ou em um serviço de pronto socorro. As condições de trabalho a que estão submetidos estes profissionais são infinitamente mais penosas que os trabalhadores de bares, restaurantes e assemelhados. E os sindicatos médicos de todo o Brasil estão sendo obrigados a ir ao judiciário para garantir esse direito dos médicos. Espero que os profissionais beneficiados conquistem este direito. Será muito bom e justo para eles e nos ajudará a garantir o nosso direito.


Outro aspecto que quero chamar atenção é para a acelerada queda da natalidade e envelhecimento da população brasileira muito bem apontado por estudos do IPEA (leia aqui). Outros estudos refletem sobre o envelhecimento e as aposentadorias no Brasil. O fato é que, no mundo todo, a transição demográfica aponta que será impossível manter a previdência nos moldes atuais. Assim, soa muito estranho a possibilidade do Senado da República aprovar projetos de aposentadoria especial aos 25 anos. Isto está na contra mão de todo o debate sobre a previdência no Brasil e no mundo.


Fonte: Senado Federal          

4 comentários:

  1. Maria José Sampaio Costa1 de junho de 2012 10:11

    Colrga , acho que vou ao oftalmo . Ultimamente náo estou conseguindo ler as coisas direito ou estou ? Quero um òculos 3D.

    ResponderExcluir
  2. Meus Irmãos. Saúde!

    O avanço nas conquistas sociais no Brasil é fato que ninguém pode impedir, pois o povo está muito a quem dos ideais desejar do reconhecimento de seus elementares Direitos Sociais.
    Provavelmente a aposentadoria dos membros dessa Categoria seja igual a do Professor que se soma aos 25 anos de trabalho mais 40% que correspondem ao sistema do Perfil Psicoprofissional Previdenciário - PPP.
    Parabéns a todos nós pela conquista, já era tempo disso e de outros avanços ser implantado.
    Parabéns pela publicação, Nobre Companheiro de Rotary!
    Mário Pinheiro e Silva - Brasileiro Livre e Independente!

    ResponderExcluir
  3. ja fui garcom muito tenpo hoje sou metre e sofro de uma doenca chamada. Gota tenho 22 anos de carteira sera q tenho direito salubridade

    ResponderExcluir
  4. Geronimo, não sei te dizer. Vc deve procurar um advogado trabalhista ou o seu Sindicato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps