quarta-feira, 13 de junho de 2012

CFM viabiliza acesso de médicos a periódicos científicos


Após dois anos de exaustivo trabalho o Conselho Federal de Medicina conseguiu convencer as autoridades públicas do nosso país de contribuir para a atualização científica dos profissionais de saúde que labutam de norte a sul do Brasil. Garantir o acesso de médicos e demais profissionais de saúde à bases de dados e livros científicos foi uma vitória da cidadania. Importante ressaltar que o CFM pugnou pelo acesso das referidas bases de dados a todos os profissionais de saúde através dos respectivos conselhos profissionais numa demonstração inequívoca de responsabilidade social e parceria com os demais integrantes da equipe de saúde. Para os médicos significa a democratização do acesso à atualização científica para todos e de significativo impacto para os médicos que trabalham no interior da amazônia.


Desta forma, os ministérios da Saúde e da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançaram o portal “Saúde Baseada em Evidências”, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) para subsidiar os profissionais da rede pública de saúde na tomada de decisões, fornecendo informações científicas e tecnológicas atualizadas e de alto nível. Esta iniciativa permitirá aos profissionais da saúde acesso de forma ágil e eficiente a bases de dados específicas de saúde baseada em evidências, além de textos completos e referenciais focados na área da saúde


O site é voltado aos profissionais de saúde vinculados ao respectivo Conselho Profissional e acessado a partir destes. O banco de dados do CFM já foi disponibilizado para a plataforma e dará acesso gratuito à todos os profissionais. Para autenticação no Saúde Baseada em Evidências, foram definidos quatro campos como chaves para envio de informações: nome do profissional, inscrição no respectivo conselho, unidade da federação, data de nascimento.


Veja as bases de dados que compõem o portal:


Rebrats Rebrats busca promover e difundir a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil. A Rede estabelece a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias no contexto de suas utilizações nos sistemas de saúde.


Embase - ferramenta online pra revisões sistemáticas e cobertura das áreas de Ciências da Saúde como um todo e em especial farmacologia, ciências farmacêuticas, toxicologia e Medicina, em especial, alergia e imunologia, oncologia, neurologia, cardiologia, química medicinal e descoberta de drogas. Aborda todas as fases de fabricação de medicamentos, legislação internacional e normas de segurança de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia.


ProQuest Hospital Collection - Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas.


Atheneu livros Virtuais - A coleção contempla mais de 200 títulos publicados desde 1998, mas com versão eletrônica atualizada desde 2010 até o presente. As publicações abrangem conteúdos relacionados à área de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Alergologia e imunologia clínica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Doenças infecciosas e parasitárias, Medicina laboratorial, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia e Urologia, Neurologia, Odontologia, Oncologia, Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Pneumologia, Histologia, Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia além de Engenharia biomédica.


Micromedex - Oferece acesso a dois módulos: Diseasedex - Emergency Medicine que apresenta dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica, como suporte à vida, tratamentos e apresentação clínica e Diseasedex - General Medicine que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica como prevenções, sintomas e complicações com informações baseadas em evidências referenciadas.


Dynamed - Provê resumos de temas médicos com interface organizada por temas. É atualizada diariamente. Cada publicação é revisada de forma integral e cada artigo é avaliado por relevância clínica e validade científica. É uma ferramenta de referência clínica, para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos, contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas.


Best Practive British Medical Journal (BMJ) - Base de dados em prática médica que fornece informações detalhadas sobre como fazer diagnósticos, incluindo testes, diagnósticos diferenciais e diretrizes. Contêm informações abrangentes de tratamentos, incluindo formulários de medicamentos e diretrizes de procedimento. O sistema oferece apoio á decisão clínica utilizando dados do paciente.


Fonte: CFM e Ministério da Saúde            

2 comentários:

  1. Excelente notícia. Parabéns ao amigo pelo serviço prestado à classe.

    ResponderExcluir
  2. Salve amigo Seráfico! Forte abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps