terça-feira, 18 de setembro de 2012

CNS apresenta documento para Eleições 2012 no Brasil


O CNS recomenda aos conselhos municipais de saúde que promovam junto aos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador debates com objetivo de definir compromissos relacionados com o trabalho e a gestão da saúde, com acesso e qualidade dos serviços para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Motivados pelas propostas aprovadas na 14ª Conferência Nacional de Saúde, levamos adiante a bandeira que nos une: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do povo brasileiro”.


A saúde como direito de todos e dever do Estado está assegurada na Constituição Federal de 1988 para ser o Sistema Único de Saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. O SUS tem como princípio garantir o acesso integral, universal e gratuito para todos, levando em consideração as diversas particularidades e especificidades de indivíduos e populações. O SUS é singular por propiciar e dispor de práticas e processos democráticos, decorrentes da ampla participação das pessoas e movimentos sociais, a partir dos mais variados espaços constituídos, de modo informal ou formal, como são os casos das instâncias de Controle Social (Conferências e Conselhos de Saúde).


A comunidade sempre precisou lutar para melhorar os serviços públicos. Os avanços conquistados nos últimos anos são frutos da soma de esforços e dedicação da população. Ainda estamos longe do atendimento e dos serviços que precisamos, mas estamos firmes na caminhada.  Leia o documento na íntegra.


Fonte: CNS       

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps