terça-feira, 18 de setembro de 2012

Fórum internacional discutirá formação e estrutura de recursos humanos para saúde

Representantes do 3º Fórum Global sobre Recursos Humanos para a Saúde estiveram em Recife (PE) para conhecer a estrutura da cidade e discutir sobre os assuntos que devem entrar na pauta do evento, marcado para acontecer em outubro do ano que vem, na capital pernambucana. Além da formação de profissionais, o Fórum, que deverá reunir cerca de dois mil participantes de até 40 países, também debaterá a universalização da saúde com qualidade, a regulação profissional e o futuro das profissões de saúde. Acompanhados do Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mozart Sales, eles foram recebidos pelo governador do estado, Eduardo Campos, na Sede Provisória do Governo Pernambucano, no Centro de Convenções, no dia 13/09.


A proposta de discutir a formação de profissionais de saúde foi estabelecida em 2006 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de compartilhar experiências e traçar caminhos, durante uma década (2006-2016), para solucionar o deficit desses profissionais que, segundo a OMS, chega a cinco milhões em todo o mundo. Outros dois Fóruns Globais aconteceram nos continentes Africano e Asiático. O primeiro em Kampala, na Uganda e o segundo em Bangkok, na Tailândia.


A escolha de Pernambuco para sediar o evento levou em consideração a comunicação aérea com a Europa e América do Norte e a atenção que o Governo do Estado tem dado ao tema.


O governador de Pernambuco garantiu total apoio à realização do encontro, reconhecendo o tema como primordial para o futuro do acesso à saúde no Brasil e no mundo. Eduardo Campos afirmou que além do desafio de formar mais profissionais, é preciso priorizar a humanização da assistência.


Participaram da reunião com o governador o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), David Evans; o representante da Aliança Global da Força de Trabalho da Saúde (GHWA) Masato Muginati.


Fonte: Portal da Saúde                                              

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps