quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lançado o edital para o REVALIDA 2012

O Inep publicou o Edital com as diretrizes, procedimentos e prazos de avaliação para Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida), que tem como intuito subsidiar os procedimentos de revalidação por universidades públicas brasileiras.


Assim como ocorreu no ano passado, o Revalida 2012 compreenderá duas etapas, sendo a primeira escrita e a segunda de habilidades técnicas, ambas de caráter eliminatório.


As inscrições poderão ser realizadas AQUI.  Os interessados deverão indicar a instituição de educação superior brasileira em que pretendem revalidar o diploma. Conheça as 38 (trinta e oito) instituições de educação superior que aderiram ao exame e tiveram a homologação pela SESu, em todas as regiões do país, credenciadas a validar os diplomas dos aprovados no REVALIDA.  A taxa de inscrição na primeira etapa é de R$ 100 e, caso o candidato seja aprovado para a segunda etapa, precisará pagar outra taxa no valor de R$ 300. Pela primeira vez a Universidade Federal do Pará (UFPA) participa do REVALIDA.


Será exigido o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido pela Receita Federal do Brasil, para inscrição no Exame. O candidato só poderá participar do Revalida caso seja brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil. Deverá também ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo respectivo Ministério de Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira. Se for natural de país cuja língua oficial não é o português, precisará apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), no nível intermediário superior. Acesse o Edital REVALIDA 2012


A Prova Escrita está prevista para o dia 21 de outubro de 2012 e será realizada em seis capitais, a saber: Brasília/DF, Porto Alegre/DF, Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Campo Grande/MS e Fortaleza/CE. O anúncio do nome e endereço dos locais de prova será informado oportunamente, cabendo ao participante acompanhar as atualizações deste site. Apenas os candidatos aprovados na Prova Escrita (de caráter eliminatório) poderão realizar a 2ª. etapa do REVALIDA, prova de Habilidades Clínicas. A prova está prevista para os dias 01 e 02 de dezembro de 2012, em local a ser confirmado.


No ato da inscrição o participante deverá indicar em qual dos seis locais de ocorrência da 1ª Etapa do REVALIDA deseja fazer a Prova Escrita. Após o pagamento da inscrição ele receberá a confirmação do local onde realizará o exame, que também será divulgado no link ao lado de acompanhamento da sua inscrição. Saiba tudo sobre o REVALIDA 2012 acessando este link.


Fonte: UFAM e INEP                                            

4 comentários:

  1. ilda Cardoso Barros4 de outubro de 2012 06:46

    onde esta a diferença do medico formado no exterior e por exemplo os formados aqui nas particulares do Brasil? amedicina pelo meu pouco conhecimento e univrsal apesar de que sou sime-analfabeta mas ja estive muito doente nas mãos de medicos velhos incompetentes diziam que meu rim estava com uma complicação tive que ir para o sul e então não era nada so um probleminha na ureter meu rim esta ileso!! meu esposo faleceu de infecção hospitalar ah!!!estavam de greve!!! UTI suja; atendimento? eu não sei onde estavam so sirculavam alguns residentes meu esposo faleceu como cão sem dono la não tinha no dia ninguem nem eu nem a filha que e medica não pode estar la faz 3 anos mas a revolta esta viva como na quele dia 14 de junho 2009!!!!! os medicos formados fora do BRASIL tem um saber a mais são humanisados porque são pobres lutam com dificuldades para estudar e sobreviver. estudam muito porque estão longe de casa fasem o que gostam e querem ser de verdade bons proficionais porque são SUBSTIMADOS?

    ResponderExcluir
  2. Ilda,
    Meus sentimentos pela perda do seu esposo. Há muita diferença entre a formação de médicos de um país para outro.
    Todos os países tem soberania para estabelecer regras para o trabalho em seu território.
    Há bons e maus médicos formados fora do Brasil.
    Há bons e maus médicos formados no Brasil.
    O sistema de saúde brasileiro precisa melhorar muito.
    O trabalho do médicos também depende do bom funcionamento do SUS.
    O REVALIDA é a forma mais democrática e justa para revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como mudar o local da prova de Brasilia para RJ?? Alguem pode ajudar?

    ResponderExcluir
  4. This is the right site for anyone who would like to find out about this
    topic. You understand a whole lot its almost tough to argue with you (not that
    I personally would want to…HaHa). You certainly put a
    new spin on a topic which has been discussed for ages.
    Excellent stuff, just excellent!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps