terça-feira, 4 de setembro de 2012

Médicos de Marabá decidem realizar greve por tempo indeterminado

Participei na noite de ontem, 04/09, em Marabá, da Assembleia Geral dos médicos que trabalham para a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá. Estava representando o SINDMEPA no apoio aos nossos delegados sindicais no município (Rodolfo, Walter e Daniel) que solicitaram a convocação formal de uma assembleia geral para discutir encaminhamentos concretos em  virtude da mais absoluta falta de condições de trabalho em todos os setores da saúde municipal. Esta situação já levou a perda de vidas humanas e os médicos temem que possam vir a ser responsabilizados por insucessos profissionais dela decorrentes.


Os médicos decidiram fazer um movimento reivindicatório mais incisivo devido a falta de respostas concretas da administração municipal para a solução da grave situação de desabastecimento da rede de serviços. Faltam equipamentos, medicamentos, insumos básicos e exames de toda ordem.  Em agosto, os colegas acionaram o Ministério Público que pressionou a prefeitura e diante da incúria da administração municipal ingressou com uma ação civil pública pedindo o afastamento do prefeito e do secretário municipal. A ação pede urgência mas o judiciário não se pronuncia.


No dia 28 de agosto os médicos realizaram uma paralisação de advertência que teve grande repercussão na mídia mas pouco efeito prático além de mais um reunião no Ministério Público. Anteontem, nova reunião sem sucesso no MP. A promotoria estabeleceu um prazo de 10 dias para que a prefeitura solucione os problemas apresentados pelos médicos.


Na assembleia geral da noite passada os médicos avaliaram a conjuntura e deliberaram aguardar os 10 dias estipulados pelo Ministério Público para a solução dos problemas. Caso não sejam resolvidos a categoria entrará em greve por tempo indeterminado a partir do dia 13 de setembro. A decisão foi unânime. Serão mantidos apenas os atendimentos de emergência para não colocar vidas em perigo.


O Sindicato dos Médicos estará presente em Marabá no dia 12/09 para a reunião final no Ministério Público e, caso os médicos sejam forçados a grevar, ajudará a coordenar o primeiro dia de greve.


                                                                                                

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps