quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CAP presta homenagem a Luc Louis Maurice Weckx


A reunião da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) realizada hoje, em São Paulo, teve um caráter muito especial. Os integrantes da Comissão mandaram confeccionar uma placa para homenagear o Dr. Luc Louis Maurice Weckx, integrante da CAP desde 2005 e morto em julho último. A oferenda foi entregue a viúva de Luc, Dra. Lily Yin Weckx, em solenidade íntima realizada na sala da presidência da Associação Médica Brasileira. Falou em nome da CAP o Dr. José Luiz Dantas Mestrinho, representante da AMB na Comissão. Afirmou a dedicação e o legado de Luc para a CAP e para o movimento médico e a imorredoura saudade que o colega deixa em todos os integrantes da Comissão onde Luc brilhava com sua verve e pulso.


Lily agradeceu emocionada destacando ter ficado muito feliz em saber que o marido deixou tantos amigos e tanta saudade. Registra que a personalidade forte de Luc a fazia imaginar o contrário.


Luc Wecky era neto de um cônsul belga no Brasil e filho de um diretor de banco. Estudou medicina na Unifesp, onde seguiria carreira após se formar em 1973.


Fez mestrado, doutorado e livre-docência na instituição, da qual era professor titular e chefe do departamento de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Foi também na Unifesp que o médico conheceu Lily, infectologista pediatra e também professora da instituição, que formou-se na turma do marido. Nosso Comandante Luc também presidiu a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e integrou, por muitos anos, a diretoria da Associação Médica Brasileira.


Na reunião propriamente dita, analisamos proposições e atualizamos as informações sobre os diversos projetos que acompanhamos.   Houve poucas modificações devido ao período eleitoral no qual o Congresso entra no chamado "recesso branco". Destaco apenas o PL 7065/2006 cuja  relatora é a Deputada Sandra Rosado (PSB-RN). Este projeto Dispõe sobre a proteção aos trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação, regulamenta o art. 12 da Convenção 115 da Organização Internacional do Trabalho. Ao PL foi apensado outro projeto, de número 4210/2012) que disciplina o trabalho com Raios X ou substâncias radioativas e garante 20 dias de férias, a cada semestre, para os trabalhadores que são expostos a estas radiações. O projeto será analisado pelas entidades e, oportunamente, voltará a pauta da CAP para deliberação de posição.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps