domingo, 23 de dezembro de 2012

Ato médico e qualidade na atenção à saúde

Ato MédicoDesde 2002 tramita no Senado da Republica projeto de lei que busca definir e regulamentar o exercício da medicina no nosso país. O projeto tem levantado contra ele a ação de outras categorias de profissionais de saúde temerosos de ver encolher seu mercado de trabalho.


Ato médico é aquele ato profissional realizado por medico, embasado na anamnese, exame físico, formulação de hipóteses diagnosticas ou de diagnósticos, interpretação de exames complementares, formulação e prescrição terapêutica preventiva ou curativa de ordem farmacológica ou cirúrgica.


Importante deixar claro que nem todos os atos médicos são privativos dos médicos. Todo e qualquer ato que não implique na definição de diagnóstico nosológico e estabelecimento de terapêutica para a doença podem ser atos médicos compartilhados com outros profissionais da área de saúde. Outro aspecto a ser levado em conta é que as demais profissões da área de saúde já tem sua competência perfeitamente definida em lei.


Está estabelecido que o trabalho em equipe  é imprescindível na atenção a saúde, com os vários profissionais de saúde dividindo e compartilhando a responsabilidade de oferecer o melhor de sua capacidade em proveito do paciente. É claro que a responsabilidade maior para com a vida do paciente é do medico. À prerrogativa de diagnosticar e instaurar a terapêutica corresponde a responsabilidade civil e penal pelas quais o médico responde.


O que, os médicos, não aceitamos é partilhar, com outros profissionais de saúde, o diagnóstico das doenças e a terapêutica clínica ou cirúrgica daí decorrente. O diagnóstico das doenças e a conduta para tratamento é o cerne da medicina. Também não aceitamos que o governo não cumpra a constituição federal deixando de garantir a integralidade na atenção à saúde. Todos tem direito a serem assistidos por médico quando entenderem que estão doentes. Ponto final.


2 comentários:

  1. Eneida Lins de Paula27 de dezembro de 2012 16:23

    Acho importante divulgar entre a classe médica tais comentários. há muitos que não tem acesso.

    ResponderExcluir
  2. È isso aí colega. Com o reconhecimento do que de fato é o do ato médico os pingos dos ís retornarão ao seu lugar sem conflitos de egos.
    Magnolia Rocha. CRM RR

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps