domingo, 2 de dezembro de 2012

CNS, CAP e IV Encontro de Comunicação das Entidades Médicas

Prestando CONTAS 1O Blog andou meio parado. Semana passada recebemos em Belém o Conselho Deliberativo da FENAM e eu ajudei a diretoria do SINDMEPA na recepção aos colegas do movimento sindical médico de todo o Brasil. Isso me tomou tempo e não pude atualizar o Blog.


Nesta semana que encerrou ontem mais trabalho pesado. Na segunda e terça estive envolvido na eleição para o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Estava responsável pela articulação para a volta do CFM, FENAM e AMB para o CNS. A tarefa foi cumprida com êxito e nos próximos três anos os médicos voltam a ter representação no principal órgão colegiado deliberativo da saúde no nosso país. Leia mais sobre nossa volta para o CNS AQUI. Conheça a nova composição do Conselho Nacional de Saúde.


CAP 28Na quarta feira coordenei a reunião da Comissão de Assuntos Políticos que foi realizada na sede da FENAM. Analisamos 41 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que tem relação com a saúde. Destes projetos destaco o PL 4522/2012 de autoria da Deputada Nilda Gondim que define regras para a fabricação de carimbos de profissões regulamentadas em lei. Um projeto que, diante dos problemas que muitos colegas têm com carimbos falsos, mereceu o apoio e terá acompanhamento da CAP.


Ainda na Câmara dos Deputados avaliamos o PL 4638/2012, de autoria do Deputado Eleuses Paiva que estabelece critérios de avaliação das escolas médicas e estudantes de medicina. Institui o chamado Teste de progresso. Projeto altamente relevante para a medicina e para os médicos no momento em que o governo determina a ampliação irresponsável do número de faculdades de medicina no país. Este PL merece nosso total apoio.


Dos projetos de lei apresentados por senadores apresento o PLS 358/2012 de autoria do Senador Vital do Rêgo. O parlamentar propõe em seu projeto que haja o reajuste dos valores das consultas médicas nas mesmas bases do reajuste do valor das mensalidades dos Planos de Saúde que é determinada, anualmente, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Também recebeu o nosso parecer favorável e iremos enviar ao Senador manifestação neste sentido.


Minha semana de trabalho foi concluída com participação no IV Encontro de Comunicação das Entidades Médicas (ECEM) realizado em Curitiba, Paraná, nos dias 29 e 30/11. O evento foi organizado pelo setor de comunicação da FENAM e do CFM e teve por objetivo debater estratégias para melhorar a comunicação do movimento médico. Contou também com a participação da Associação Médica Brasileira e foi realizado nas dependências do Conselho Regional de Medicina do Paraná. 18 estados da federação enviaram representantes. Confira no Portal da FENAM como foi o primeiro e o segundo dia de debates. Ao final do encontro foi apresentada proposta do Sindicato dos Médicos do Pará de realizar o V ECEM no Pará, na localidade de Alter do Chão.


                             

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps