quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Criação da profissão de optometrista é rejeitada na Câmara

NazifA medicina brasileira obteve grande vitória hoje na Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público – CTASP da Câmara dos Deputados. Foi aprovado o relatório do Deputado Mauro Nazif (PSB/RO), na foto, rejeitando o PL 369/2011, de autoria do Dep. Marçal Filho (PMDB/MS), que propunha a regulamentação da profissão de optometrista. É o quinto projeto de lei que tenta criar a profissão de optometrista que conseguimos convencer os parlamentares da necessidade da rejeição diante da necessidade de garantir qualidade na atenção à saúde ocular da população brasileira. A optometria é uma atribuição privativa do médico pois configura-se uma etapa do exame clínico oftalmológico.


Conseguimos a rejeição do projeto devido ao trabalho dedicado da assessoria parlamentar das entidades médicas. Entretanto, isso não seria possível sem a atuação do Deputado médico Mauro Nazif que atuou como relator do projeto. O deputado tem sido um dos mais expressivos parceiros do movimento médico nacional na Câmara dos Deputados e, recentemente, se elegeu prefeito de Porto Velho com o apoio da categoria médica. Aproveito a oportunidade para desejar muito sucesso na gestão do colega no executivo municipal.


Ainda hoje foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ( CTASP )da Câmara dos Deputados o parecer do Deputado Sebastião Bala Rocha ao PL 4369/2012 que trata da remuneração dos servidores federais, inclusive médicos.O parecer do Deputado Sebastião Bala foi elaborado a partir de sugestões do movimento médico após várias reuniões técnicas coordenadas pela Federação Nacional dos Médicos e ativa participação do CFM e AMB. No parecer aprovado será aplicado à Carreira dos Médicos o mesmo reajuste da gratificação (GDM) obtida pelos demais servidores de nível superior (PST).


A aprovação pode se constituir num "Vitoria de Pirro" pois o governo, através de seu líder, Deputado Arlindo Chinaglia, apresentou requerimento solicitando regime de urgência para aprovação do projeto. O requerimento foi aprovado e esta manobra fará com que um relator seja designado em plenário e o projeto, obviamente, será aprovado sem emendas o que significará nossa derrota e a derrota das esperanças de reajuste dos médicos federais.


10 comentários:

  1. Waldir explique melhor como vai afetar as medicos federais esta medida, se possível explique com um exemplo como vai a ficar a remuneração com esta medida. É urgente essa explicação.

    ResponderExcluir
  2. Ficamos na mesma. Sem reajuste... Em 2013 luta pelo aumento.

    ResponderExcluir
  3. Como tenho dito, nosso diagnostico é F 36.1,perdemos a identidade também, votamos e apoiamos quem hoje não nos apóia... Defendemos e ate homenageamos quem nos prejudica...quem tem boa memória e inteligência sabe...

    ResponderExcluir
  4. >2012
    >quase 2013

    não aceitando a optometria

    seriosamente não sei como você se elegeu, mas sei que foi caro.

    ResponderExcluir
  5. É INCRÍVEL COMO SE MONOPOLIZA A SAÚDE EM NOSSO, PAIS... CAROS POLÍTICOS LEIAM, INFORMEM SE SOBRE A PROFISSÃO ANTES DE VOTAR ERRONEAMENTE, A MEDICINA QUER APODERAR SE DA PARTE CLINICA E FISICA TAMBEM?????????POR FAVOR ISSO É UMA VERGONHA PARA O NOSSO PAÍS, ALÉM DE A OPTOMETRIA NÃO PRECISAR SER CRIADA'' PORQUE JA EXISTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não entendi nada. E não tenho CID 10 por perto...

    ResponderExcluir
  7. É lamentável que tenhamos políticos tão empenhados em legislar em benefício próprio em detrimento do povo cada vez mais a saúde visual brasileira se afunda com decisões tão mal intecionadas dos parlamentares brasileiros. Mais uma derrota pra saúde pública.

    ResponderExcluir
  8. UMA DERROTA PARA O POVO BRASILEIRO, QUEM VOTOU ISSO NÃO TEM A NOÇÃO DO QUE SE ESTA AVALIANDO. FAZEM DO BRASIL UM ATRASO E VERGONHA NA SAÚDE PUBLICA. PAÍSES COM MENOR RENDA E CENÁRIO ESTÃO A NOSSA FRENTE EM EDUCAÇÃO E SAÚDE. A TEMPO DE VOLTAR A TRAZ, AINDA ACREDITO.

    ResponderExcluir
  9. O Brasil é uma vergonha... médicos e deputados brigando a favor próprio. Não da para acreditar que uma pessoa estuda tantos anos pra ser ignorante. Vamos abrir a mente meu povo... muita gente votou sem ao menos saber o que estava votando. Vamos parar com essa guerrinha de nervos e trabalhar a favor da saúde do povo brasileiro. Lamento

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps