segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Desobediência civil e debilidade democrática: o exame do Cremesp em 2012

BoicoteTenho debatido no seio das entidades médicas nacionais a proposta do exame de ordem para médicos. Considero inadequado. Meu posicionamento é, portanto, contrário. A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) também é contra. O Cremesp vem há anos aplicando uma "prova" aos formando em medicina do Estado de São Paulo. Este ano resolveu obrigar a todos os egressos realizar a prova. Usou um artifício legal que eu considero frágil: baixou resolução exigindo a comprovação da participação no exame dentre os documentos obrigatórios para a inscrição e obtenção do registro na autarquia.


Como não poderia deixar de ocorrer houve reação. Um grupo de estudantes, estimulados pela DENEM, resolveu boicotar o exame. Marcaram "B" em todas respostas das 120 questões aplicadas  na prova do Cremesp. Os que aderiram ao boicote foram ameaçados de não receber logo o CRM. Fui informado que o plenário do Cremesp, por maioria, decidiu conceder, imediatamente, o registro. Haja confusão.


Mas a maioria dos que se submeteram foram reprovados. O Cremesp divulgou o resultado e a imprensa nacional deitou e rolou. Manchetes nos jornais de São Paulo repercutiram o resultado da prova. Outros denunciavam que médicos incapazes logo estariam atendendo nos prontos socorros paulistas. Da parte do Cremesp, nem uma palavra sobre as escolas médicas de onde vieram estes reprovados. E o tema continua repercutindo negativamente. O título deste post foi "chupado" de outro publicado por Heleno Corrêa Filho, do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) no Blog Saúde Brasil.


Recomento, enfaticamente, que os meus leitores leiam o post do Cebes. Informações históricas importantes estão ali colocadas e apresenta análise mais politica  acerca da iniciativa do Cremesp. Acesse: AQUI. Ressalto que é o posicionamento do articulista. Reproduzo porque penso que merece a reflexão de todos os integrantes do movimento médico e contribui para o debate.


Foto: Estadão.com.br                                      

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps