segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Em protesto no Rio de Janeiro, médicos exigem respeito

manifesto rjMédicos de todo o país manifestaram descontentamento com a situação da categoria e da saúde no Brasil, durante manifestação realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 20 de dezembro. O ato nacional, intitulado "Grito dos Médicos: Respeito!", teve como objetivo defender as bandeiras da categoria médica, na busca de um futuro mais justo. Convocado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o movimento recebeu o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Regional de Medicina (Cremerj) e Sindicato dos Médicos do Rio (SinMed-RJ).


Um dos temas levantados foi o ajuste na gratificação dos médicos federais, prejudicados pelo Governo Federal na regulamentação da Medida Provisória 568. Em junho de 2012, uma histórica mobilização dos médicos fez o governo recuar no texto original da MP, que reduzia em 50% os salários da categoria. Contudo, ao regulamentar a MP o governo excluiu os médicos das diversas carreiras, como a PST (Previdência, Saúde e Trabalho), quanto às gratificações e criou tabelas específicas para os profissionais de medicina.


Dirigentes do movimento médico discursaram sobre a situação em seus estados e as perspectivas para o próximo ano. “Essa manifestação encerra as atividades deste ano, mas não o nosso trabalho. Continuamos empenhados em vencer os próximos desafios, como o abaixo-assinado para o projeto de lei que aumenta o orçamento da saúde e a correção da gratificação dos médicos federais", afirma o conselheiro do Cremerj e 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá.


Outros problemas foram denunciados durante o ato, como os processos administrativos que estão sendo movidos contra os médicos municipais que decidiram parar de preencher as AIHs como forma de protesto; a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); além das diferenças salarias entre médicos concursados e contratados.


Fonte: CFM              

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps