sábado, 8 de dezembro de 2012

Entidades médicas se reúnem com prefeito eleito de Belém Zenaldo Coutinho

ZENALDO 1As entidades médicas do Pará – Sindicato dos Médicos (Sindmepa), Conselho Regional de Medicina (CRM-PA) e Sociedade Médico-Cirúrgica (SMCP) – realizaram, na última quarta-feira (05), à noite, reunião com o prefeito eleito de Belém para o mandato 2013-2016, Zenaldo Coutinho. Durante o encontro, que ocorreu na sede do CRM-PA, as entidades médicas entregaram ao prefeito eleito um documento em que apresentam reivindicações e apontam soluções para o caos em que se transformou a saúde na capital paraense. “Tradicionalmente, realizamos uma reunião com os gestores eleitos justamente para discutir os problemas da saúde, apontar soluções e dar sugestões”, explicou o diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia.


Gouveia apontou alguns problemas que, na opinião da classe médica, vêm atrapalhando a melhoria da saúde em Belém. É o caso do modelo adotado pela atual gestão municipal, que prioriza a doença e não a saúde. “Precisamos inverter esse fluxo e começar a pensar na promoção da saúde”, destacou.


O vice-presidente Norte da Associação Médica Brasileira (AMB), David Bichara, também chamou a atenção para problemas graves encontrados na saúde do município de Belém, entre os quais as doenças crônicas; as enfermidades decorridas de acidentes de trânsito, envolvendo, principalmente, os motociclistas; o perfil dos gestores colocados à frente das instituições de saúde e até da secretaria municipal e a falta de qualificação para os servidores municipais da saúde.


zENALDO 2O prefeito eleito reconheceu as dificuldades e se comprometeu a trabalhar com transparência e em parceria com as entidades médicas. “Penso que nesta gestão teremos a possibilidade de alcançar grandemente a solução dos problemas, em função da união que conseguiremos na Região Metropolitana de Belém. A realidade é que hoje a prefeitura de Belém trabalha para um lado, a de Ananindeua para outro e assim sucessivamente. Além disso, também quero anunciar para a classe médica que vamos trabalhar com absoluta transparência na gestão da saúde. Sabemos que é preciso redefinir a regulação e, também, focar na valorização e qualificação dos servidores”, ressaltou.


Zenaldo Coutinho ainda recebeu relatórios de fiscalização realizados pelas entidades médicas nas unidades de saúde de Belém entre os anos de 2009 e 20012.


Fonte: SINDMEPA                       

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps