sábado, 15 de dezembro de 2012

Plenária do CFM e posse no Conselho Nacional de Saúde

Prestando contas 4Na semana passada participei da Plenária mensal do Conselho Federal de Medicina que este mês foi realizada nem dois dias, 12 e 13.12. Estive presente apenas no dia 12 pois no dia 13 fui tomar posse no Conselho Nacional de Saúde.


Dentre as atividades da plenária do dia 12 destaco que recebemos a visita e assistimos a palestra do Prof. Dr. Antônio Carlos Lopes (UNIFESP) sobre “Saúde Global”. A missão da “Saúde Global” é realizar atendimento especializado à estas populações com equipe multiprofissional e medicina preventiva. Um navio da marinha foi, recentemente, ao Tapajós realizar este tipo de atendimento. São operações de Assistência Hospitalar às populações ribeirinhas que ele afirma serem carentes. Afirma que, na Escola Paulista de Medicina tiveram a ideia de criar o Programa de Saúde da Família fluvial. Dr. Antonio Carlos está entusiasmado com a iniciativa por mostrar a realidade aos futuros médicos o que lhes estimulará o exercício da cidadania. A proposta é institucionalizar a missão “Saúde Globar”, iniciativa da UNIFESP, junto ao Ministério da Saúde e para tanto solicita o apoio do Conselho Federal de Medicina.


Na parte da tarde foi colocado em pauta a discussão da Portaria 19/2012 do Ministério da Saúde, Consulta Pública sobre a Política Nacional de Atenção Hospitalar. A consulta pública ouve sugestões e críticas para a portaria que  Institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar, estabelecendo as diretrizes e normas para a organização do modelo da Atenção Hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS). Ver a consulta: AQUI.  Para apresentar o tema recebemos o  colega médico Armando De Negri, coordenador da rede Brasileira de Cooperação de Emergência. De Negri levantou questões muito relevantes como o fato de o Brasil não ter uma política definida de atenção hospitalar; mostrando a carência de leitos hospitalares no país, corroborando a análise feita pelo CFM que demonstrou a queda de leitos no país (veja os dados AQUI); questionou a política do governo federal oscilante entre a construção de hospitais de pequeno porte, iniciada em 2003, e os estudos técnicos que demonstram a inviabilidade destes estabelecimentos. Ao final estimulou ao Plenário do CFM em participar e contribuir com a Consulta Pública considerando a representatividade e expertise da instituição. Leia a memória da Plenária do CFM de dezembro de 2012 que eu registrei.


POSSE CNSNo dia 13 de dezembro, pela manhã, no anexo do Palácio do Planalto, tomei posse como Conselheiro Nacional de Saúde representando o Conselho Federal de Medicina para o mandato de 2012-2015. A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e a mesa composta por Márcio Florentino, secretário executivo do CNS; Pedro Pontual, representando a presidência da república. Junto comigo também assumiu o Conselho Nacional de Saúde (CNS) o colega Cristiano da Matta Machado, representado a Federação Nacional dos Médicos. Em seu pronunciamento Padilha destacou que  “o desafio dos novos conselheiros é ter compromisso e responsabilidade com a participação da sociedade, levando a ela todas as informações pertinentes à saúde pública brasileira”.


Na parte da tarde fomos para o Plenário do CNS eleger a mesa diretora e a presidência do Conselho Nacional de Saúde. Com 31 votos (um deles, o meu), a conselheira Maria do Socorro de Souza, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) eleita presidente do Conselho Nacional de Saúde. O resultado representa dois fatos históricos: pela primeira vez uma representante dos usuários e mulher estará à frente da maior instância do controle social na área da Saúde.


Mesa DiretoraSete conselheiros de saúde foram eleitos para compor a Mesa Diretora do CNS conjuntamente com a presidente. Entre as atribuições da Mesa, prevista no regimento do colegiado, está promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, com vistas a garantir a intersetorialidade do controle social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas com o propósito de cooperação mútua e de estabelecimento de estratégias comuns para o fortalecimento da participação da sociedade na formulação, implementação e no controle das políticas públicas, entre outros aspectos. Compõe a mesa diretora os seguinbtes Conselheiros: 1. Maria do Socorro de Souza; 2. Geordeci Menezes de Souza; 3. Carlos Alberto Ebeling Duarte; 4. Edmundo Dzuawi Omoré; 5. Ronald Ferreira dos Santos; 6. Nelcy Ferreira da Silva; 7. Arilson da Silva Cardoso e; 8. Luiz Odorico Monteiro de Andrade.


Fonte: CNS e FENAM




 

2 comentários:

  1. Parabéns prof. Waldir, tenho certeza que estaremos bem representados e também pelo companheiro Cristiano!
    Francisco Lopes .

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Camarada. Obrigado pela força.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps