domingo, 9 de dezembro de 2012

SINDMEPA elege delegados sindicais em Tucuruí

Prestando Contas 3Domingo é dia de prestar contas das atividades da semana. Nos dias 05 e 06 fui à Tucuruí para coordenar a Assembléia Geral dos médicos da cidade com o objetivo de conhecer a situação do exercício da profissão e a situação da saúde no município e ainda eleger delegados sindicais.


Na Assembleia, realizada na noite do dia 05, registro os seguintes problemas que pedem iniciativa e ação político-administrativa do SINDMEPA: a)    A maternidade do município ocupa há 3 anos espaço físico do Hospital Regional de Tucuruí (HTR) reduzindo o número de leitos disponíveis para a alta complexidade do hospital; b)    Vários serviços realizados no HTR não estão habilitados junto ao Ministério da Saúde como Neurocirurgia, Ortopedia e UTI´s; c)    O Hospital municipal está fechado há três anos; d)    A cobertura da Estratégia de Saúde da Família é de apenas 40%; e)    O valor do plantão extra dos médicos do HTR é igual ao valor pago aos médicos da capital ("bela" política de interiorização do governo do estado...); g)    A emergência do município está sendo feita nas dependências do HRT; h)    Na atual gestão do governo Jatene o HTR já teve quatro diretores e está sem Diretor Clínico. Na eleição para Delegados Sindicais foram escolhidos os colegas Carlos Conde Rodrigues, Mora May Meira de Melo e Nazareno Silva Baia. Estes colegas passam a representar os médicos em Tucuruí. SINDICATO


No dia seguinte, pela manhã, em companhia do Dr. Carlos Conde Rodrigues, Dr. Nazareno Silva Baia e Dr. João Carlos Moraes  visitamos o Hospital Regional de Tucuruí onde fomos recebidos pelo Diretor Adjunto. Constatamos as informações dos colegas na AGE e ainda que um dos setores destinado à alta complexidade está cedida para a realização de cirurgias eletivas do município; que as enfermarias estão em razoável estado de conservação; o setor de esterilização e lavanderia têm os equipamentos sucateados; o gerador do hospital ainda é o mesmo da inauguração há mais de 40 anos. Visitamos também a obra do futuro UNACON que está em fase de acabamento. Excelente construção. Ao lado está em obras local onde será o serviço de Terapia Renal Substitutiva. No geral me pareceu que o hospital já teve melhores dias de funcionamento.


UPAVisitamos também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída ao lado do Hospital Municipal que está fechado. A UPA de Tucuruí é do Tipo II. É uma unidade espaçosa, bem dividida, com iluminação natural e com fluxo de atendimento bem organizado. Segundo os médicos não faltam medicamentos e o serviço funciona muito bem e que ajudou a desafogar a Emergência do HTR. Lamentavelmente, o serviço médico da UPA é terceirizado e os médicos têm vínculo precário. Os demais servidores tem vínculo com a municipalidade. A gestão da unidade é da prefeitura municipal.


Em seguida nos dirigimos até a Secretaria Municipal de Saúde onde fomos recebidos pelo Secretário Municipal de Saúde, Charles Tocantins. Este nos informou que a prefeitura já dispõe de R$ 450.000,00 para a reforma do hospital municipal que irá viabilizar o retorno da maternidade para o antigo prédio e a desocupação das dependências do HTR; afirmou que a prioridade da gestão para o segundo mandato do prefeito é a atenção básica e que as 9 unidades de saúde da família estão sendo reformadas ou reconstruídas. A prefeitura tem um projeto pronto para a construção de um Hospital Geral de 100 leitos ao custo de R$ 12.000.000,00 que ainda não tem financiamento garantido. Propusemos a discussão e implementação do PCCV no município sendo a proposta bem recebida pelo Secretário. Será a primeira tarefa dos delegados sindicais.


SEDENa noite do dia 06, já em Belém, recebemos no SINDMEPA os colegas médicos que se associaram ao sindicato nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano para conhecer a entidade e participar de um coquetel de boas vindas. Estavamos eu, o Dr. Emmanuel Resque e nossos advogados Dr. Eduardo Siso e Dr. Amaury. Apresentamos nosso vídeo institucional e expusemos o trabalho e serviços oferecidos pelo sindicato. Nossos colegas apresentaram várias sugestões para melhorar nossa atuação. Destaco a recomendação para trabalharmos junto aos estudantes de sexto ano e recém formados por saírem da faculdade sem noção das armadilhas do mercado de trabalho, obrigações fiscais, etc. Imediatamente assumimos a ideia e levaremos para a Diretoria do Sindmepa.


No mesmo momento, também na sede, estava acontecendo a reunião dos médicos do Hospital Metropolitano para avaliar a reunião de negociação realizada pela manhã com os representantes da empresa PRO SAÚDE que vai assumir o hospital a partir de janeiro. A briga vai ser feia. Amanhã teremos assembléia geral no SINDMEPA para definir a pauta de reivindicações. Nesta reunião estavam presentes quatro diretores do SINDMEPA: Dr. Gouveia, Dr. Lafayette, Dr. Douglas e Dr. Erivaldo. Numa só noite quatro diretores do SINDMEPA em ação! Merece registro.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps