sábado, 25 de maio de 2013

Revalida Sim! Estudantes e médicos vão às ruas em Belém

Participei hoje de manifestação exigindo que os médicos estrangeiros que o Governo Dilma quer importar para trabalhar no interior das regiões Norte e Nordeste passem pela prova do REVALIDA. A iniciativa foi um sucesso e decorreu do empenho dos estudantes de medicina na mobilização dos seus colegas.

Tudo começou após o Ministro das relações Exteriores, Antonio Patriota, anunciar a importação de 6.000 médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil, sem a revalidação de seus diplomas, como determina a lei (confira). Os estudantes, espontaneamente, começaram um movimento de protesto nas redes sociais que definiu o dia 25 de maio no dia de manifestações de rua contra a decisão do governo. Em todos os estados os estudantes procuraram as entidades médicas em busca de apoio. No Pará não foi diferente. O SINDMEPA apoiou imediatamente.

Após duas semanas de preparação as ruas do centro de Belém ficaram cheias de estudantes exercendo seu direito de cidadania. Nada contra a vinda de médicos diplomados no exterior. Tudo pela revalidação de seus diplomas. Foi um belo início de movimento. Ainda temos muita luta pela frente.

Garantir a presença de médicos em todos os municípios brasileiros com condições de trabalho é nosso objetivo principal. Temos clareza que a "importação" de médicos estrangeiros é uma medida paliativa e eleitoreira. Mais uma medida que não qualifica a atenção à saúde dos brasileiros. À semelhança do PROVAB. Este, muito pior, pois desestrutura a estratégia saúde da família e acaba com a residência médica. Nossa proposta é a carreira especial federal ou estadual de base municipal.

Parabéns aos nossos futuros colegas. Desde já dando demonstração de cidadania. Exigindo seus direitos e defendendo o interesse da população. De quebra, injetam gás no movimento médicos. Obrigado futuros colegas. Vocês nos enchem de esperança e estímulo!

3 comentários:

  1. O governo Dilma com sua atitude irresponsável, aceitando médicos estrangeiros sem o domínio da lingua portuguesa e dos termos regionais de nosso Brasil, vai provocar o maior genocídio da historia brasileira. E com isso ela realmente cumpre o que prometeu, acabar com a pobreza do Brasil, ou seja, matando-os.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve-se quem puder! É a ideologia na frente da competência, quando está em jogo a saúde e a vida das pessoas (Omir Faria).

      Excluir
  2. O QUE ME CAUSAS ESPÉCIE É QUE OS MÉDICOS BRASILEIROS, RECEM FORMADOS E ATÉ OS APOSENTADOS, SUMIRAM.
    E CADÊ OS RESULTADOS DO TÃO ALARDEADO "PROGRAMA MAIS SAÚDE" LANÇADO EM 2007??? E O PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DE MÉDICOS LANÇADO HÁ UNS DEZ ANOS???
    TUDO ISSO NÃO VINGOU PORQUE FALTA CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA OS MÉDICOS NO INTERIOR. E NÃO SÓ PARA MÉDICOS, E SIM PRA TODAS AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO SETOR SAÚDE.
    HOJE O MÉDICO É "BOIA FRIA" DOS PREFEITOS.
    SE ARQUIMEDES ESTIVESSE VIVO DIRIA: FALTA "ALAVANCA E PONTO DE APOIO PARA SE MOVER O MUNDO".

    Leônidas Loureiro
    Saúde&Paz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps