quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ato Médico é aprovado no Congresso nacional

Acabei de participar de um momento histórico para a medicina brasileira. Depois de 11 anos de tramitação, foi o PLS 268/2002 que regulamenta as atividades privativas dos médicos. Regulamenta o exercício da medicina no Brasil. Foram 8 horas de incerteza e persistência.

Chegamos no Senado da República as 15h e o projeto foi votado as 23h. Neste meio tempo informações chegavam a nós dando conta que o projeto só seria votado no dia seguinte. Duas MPs e o projeto de regulamentação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) estavam na pauta antes de nós. Diziam que não haveria tempo. Nossa persistência venceu. Não arredamos o pé. Os líderes se curvaram a nossa insistência e pediram para o presidente Renan Calheiros que garantisse a votação. Este aquiesceu. Ficamos mais tranquilos. Restou esperar os intermináveis discursos e debates sobre do novo FPE.

Após a votação, o presidente da casa nos convidou a ir até a mesa diretora para as fotos históricas que estarão nas nossas revistas, sites e blogs. Uma merecida quebra de protocolo.

Rendo minhas homenagens a tod@s que trabalharam por este momento histórico. Particularmente a Mauro Brandão e Alceu Pimentel no início da luta e ao Comandante Salomão na reta final. A vitória é conjunta e todos contribuímos, mas dentre nós alguns dedicaram mais tempo, talento e esforço para este grand finale.


Agradeço aos Senadores do Pará, Flexa Ribeiro e Mario Couto, pelos votos favoráveis. Num parlamento, cada voto é decisivo. Particularmente, o senador Flexa Ribeiro meu reconhecimento pela postura sempre aberta e votos nas Comissões da casa por onde o PLS tramitou. Flexa merece homenagens das entidades médicas paraenses.


A última batalha será junto a presidente Dilma. Ela tem a prerrogativa de vetar total ou parcialmente o projeto. A expectativa é que não vete nada. Afinal, a aprovação no Senado teve o aval do Ministério da Saúde.  A luta continua! Vamos até a vitória final! Com o nosso projeto sendo a Lei que regulamenta a medicina no nosso país.

Se você quiser conhecer os detalhes da tramitação do PLS 268/2002 acesse AQUI o material preparado pelo Comandante Salomão Rodrigues. Leia mais sobre a votação e veja fotos AQUI. Veja a matéria publicada pela Agência Senado AQUI.

8 comentários:

  1. ADILSON FARRAPEIRA19 de junho de 2013 08:03

    PARABÉNS A TODAS AS ENTIDADES MÉDICAS QUE HA 11 ANOS LUTAM POR ESTA CAUSA.MINHA SINGELA HOMENAGEM A TODOS QUE ARTICIPARAM. ADILSON FARRAPEIRA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dr.Waldir...Sempre acompanhando todos voces, todo este processo de 11 anos e que falta pouco para se resolver.Os votos e aprovação do ATO MÉDICO pelos Senadores,não tem preço!Valeram todas dedicações e sem duvida,a paciência!Fui muito bem representada por todos que ai tiveram.Abraços.Mônica Yasmin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mônica. Forte abraço. Continue acompanhando e enviando suas críticas e sugestões.

      Excluir
  3. Meu caro Waldir, meus parabéns à todos que participaram na aprovação pelo senado para a nossa MÉDICINA do Ato Medico, principalmente à você que nos mantém sempre informados nas questões relacionadas com à nossa classe e hoje podemos dizer que temos alguém que se preocupa e luta por nós. Precisamos nos unir, para não soçobar na vitória final.Luiz Otávio de S. Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Em rede nacional a Presente Dilma, ameaça à classe médica e toda a população com a contratação de médico no exterior, mostrando um governo que é a cara da CLEPTOGRACIA pura... Não podemos ficar de braços cruzados e observar a nossa soberania ser atropelada por um governo que não cumpre com suas obrigações básicas constitucionais. Não precisamos de médicos do exterior para resolver essas questões que o próprio governo implantou de uma maneira peversa. Vamos acordar para o perigo que está na nossa porta e conclamar a classe médica, políticos e toda a população esclarecendo as consequência deste ato; vamos cobrar dos prefeitos e do Tribunal de Contas que aprovam tudo(investigar)dos mesmos Abraços Dr Waldir Cardoso!!!!Luiz Otavio de S. Oliveira

    ResponderExcluir
  5. LUIZ OTAVIO DE SOUZA OLIVEIRA22 de junho de 2013 10:30

    Meu caro Waldir, meus parabéns à todos que participaram na aprovação pelo senado para a nossa MÉDICINA do Ato Medico, principalmente à você que nos mantém sempre informados nas questões relacionadas com à nossa classe e hoje podemos dizer que temos alguém que se preocupa e luta por nós. Precisamos nos unir, para não soçobar na vitória final.Luiz Otávio de S. Oliveira

    ResponderExcluir
  6. LUIZ OTAVIO DE SOUZA OLIVEIRA22 de junho de 2013 10:32

    Em rede nacional a Presente Dilma, ameaça à classe médica e toda a população com a contratação de médico no exterior, mostrando um governo que é a cara da CLEPTOGRACIA pura... Não podemos ficar de braços cruzados e observar a nossa soberania ser atropelada por um governo que não cumpre com suas obrigações básicas constitucionais. Não precisamos de médicos do exterior para resolver essas questões que o próprio governo implantou de uma maneira peversa. Vamos acordar para o perigo que está na nossa porta e conclamar a classe médica, políticos e toda a população esclarecendo as consequência deste ato; vamos cobrar dos prefeitos e do Tribunal de Contas que aprovam tudo(investigar)dos mesmos Abraços Dr Waldir Cardoso!!!!Luiz Otavio de S. Oliveira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps