sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aumento do tempo do curso de medicina é um "bode na sala"

Tomei conhecimento de reunião que aconteceu na última terça feira, 16, entre o Ministro da Saúde e da Educação, respectivamente, Alexandre Padilha e Aloisio Mercadante, e representantes das Universidades Públicas que tem curso de medicina.

O objetivo da reunião foi apresentar ao aparelho formador o Programa “Mais Médicos”, sendo que o fulcro foi a mudança do curriculum e o aumento do tempo do curso de medicina de seis para oito anos. O Ministro da Educação fez uma longa exposição defendendo as medidas apoiado pelo titular da saúde. Ratificou que a inspiração das medidas é o modelo Inglês.

Como já sabemos as medidas foram tomadas, manu militari, pelo governo da presidente Dilma que não discutiu com nenhuma entidade da sociedade civil (entidades médicas e ABEM, p. ex.) ou com outros órgãos públicos que tem relação com a matéria, como são, obviamente, as universidades.

Poucos se manifestaram na reunião. O que sabemos é que as Universidades de São Paulo, UNIFESP, Goiás e Rio Grande do Sul já tem posição contrária. No final da reunião foi constituída uma Comissão sem que tenha ficado claro de sua função. O cheiro é que a Comissão seja para “inglês ver”. 

É possível inferir que, pelo impacto das medidas na educação médica e no funcionamento das Universidades, o aumento do tempo do curso de medicina parece ser o “bode na sala”. Verdadeira "cortina de fumaça" que Dilma, orientada pelo marqueteiro João Santana, quer usar para desviar atenção do que é mais importante para o governo:  abrir a porteira do país para médicos estrangeiros sem revalidação dos diplomas. Pura ação midiática para manter a sociedade, parlamentares e médicos discutindo este absurdo, desviando o foco para o caos da saúde que vivenciamos diuturnamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps