Quem é o Blogueiro?

O paraense Waldir Cardoso é médico cardiologista, tem pós-graduação lato sensu em Fisiologia do Exercício, Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde e em Gestão e Auditoria em Saúde. Participa desde 1988 do Sindicato dos Médicos, tendo sido seu Presidente no período de 1991 a 1994, época em que foi comprada a primeira sede própria da entidade. Tem um histórico de luta em defesa da saúde de qualidade para todos e, em 1990, propôs a criação da Plenária de Saúde, fórum que congregava entidades da sociedade civil interessadas na luta por uma atenção à saúde digna para todos os paraenses e brasileiros.

Em 1993, destacou-se à frente de lutas memoráveis em defesa do Hospital do Pronto Socorro Municipal e pela dignidade profissional e salarial dos médicos. Isso forçou a prefeitura a melhorar o atendimento no HPSM e as condições de trabalho nas demais unidades de saúde. Outro resultado positivo daquele movimento foi a implementação do 192 (hoje SAMU), serviço de resgate em via pública.

No período de 1997 a 2000 foi vereador de Belém tendo presidido neste período a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Belém. No mandato aprovou leis importantes como a que cria a Agenda 21 Belém, o Controle da Poluição Sonora, o Conselho Municipal de Saúde, a lei que dispõe sobre a Política Municipal de Assistência Social, criação do Conselho e Fundo Municipal de Assistência Social de Belém, a que inclui no currículo das escolas municipais o conteúdo programático “aleitamento materno”, dentre outras. À frente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente lutou intensamente em defesa do meio ambiente e da saúde dinamizando o funcionamento da Comissão com a realização de audiências públicas na Câmara. Inaugurou a realização das semanas da Saúde e Meio Ambiente para comemorar o transcurso do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Entre 2001 e 2003 presidiu a Federação Interestadual dos Médicos do Norte e Nordeste. Em 2003 foi eleito para presidir a Confederação Médica Brasileira (CMB) e em 2004 assumiu a Presidência da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) por ocasião da unificação destas duas entidades médicas nacionais. Em 2005 participou da reestruturação da ONG Argonautas Ambientalistas da Amazônia e assumiu a sua Diretoria Financeira. Em 2007 ajudou a fundar a Federação Médica da Amazônia, entidade que congrega os Sindicatos Médicos da região Norte do país.

Já foi Conselheiro Estadual e Municipal de Saúde de Belém e coordenou várias Conferências Municipais e Estaduais de Saúde. Também já participou das diretorias da Unimed de Belém, da Sociedade Médico Cirúrgica do Pará (SMCP) e do Sindicato dos Trabalhadores na Previdência (SINTPREVS) e participou de várias edições do Fórum Social Mundial. Em 2009 foi eleito Conselheiro Federal de Medicina suplente, pelo Pará, em chapa com o Dr. Antonio Pinheiro, titular. Assumiu o mandato como efetivo no Conselho Federal de Medicina em novembro de 2011 em virtude da morte prematura do titular.

Atualmente é Diretor de Comunicação da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), membro da Diretoria Colegiada do Sindicato dos Médicos e Conselheiro Federal representando o estado do Pará no CFM. Participa ativamente das lutas em defesa da categoria médica e de um sistema de saúde de qualidade, equitativo, integral e universal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

stats

redes

    

Blog do médico paraense Waldir Cardoso dedicado a discutir sobre saúde, política e cidadania. Seja bem vindo/a

Vídeos

Vídeos

Waldir e Saúde no Brasil vídeo

Vídeos

Arquivo

Arquivo

Busca

Busca
Tecnologia do Blogger.

Categorias

Categorias

Estatísticas

Estatísticas

Contador

Contador de visitas

clustrmaps